FriendsGiving e a quantidade absurda de comida!

*pegando o paninho para tirar o pó acumulado por aqui…*

Oláaa, pessoal! Quem é vivo sempre aparece, ou pelo menos larga o YouTube tempo o suficiente pra vir dar uma atualizada!

Final do mês passado foi ThanksGiving nos EUA, e embora meus planos de passar com a minha família americana não tenham dado certo, não estava disposta a me desfazer da ideia de comer todas aquelas comidas maravilhosas! Então chamei meus amigos e fiz o maior jantar que essa pessoinha já se prestou a fazer na vida! Aproximadamente 12kg de comida para 10 pessoas! Você pode ver tudo abaixo!

Como eu mostrei uma quantidade ABSURDA de comida, falei para as pessoas que se elas quisessem, podiam pedir a receita de alguma coisa! Mas todos os comentários foram das pessoas querendo aprender TUDO! Como essa doceira não vai fazer tanta comida salgada assim tão cedo, resolvi contar por aqui como se faz! E é muuuuito mais fácil que você imagina!

PERU + CALDO + GRAVY(MOLHO) + STUFFING (RECHEIO)

Captura de Tela 2014-12-11 às 11.59.07

Essas quatro coisas são dependentes uma da outra, então vamos lá! O peru com certeza é o que demora mais! Tem que descongelar dois dias na geladeira antes de qualquer coisa! Eu comprei um da Sadia já temperado mesmo! Pensando que ele vai ficar mais ou menos 3 horas no forno, tire 2 horas antes disso da geladeira. Sem tirar do saco, deixe ele entrar em temperatura ambiente. Passadas as duas horas, tire do saco, tire o saco de miúdos e seque BEM o peru com papel toalha! Quanto mais sequinha a pele mais crocante ela vai ficar!

Pegue o saco de miúdos, mas alguma pele solta que você encontrar pelo peru, coloque numa panela, com cebola e cenoura e refogue bem! Quando tudo já estiver bem dourado, jogue bastante água e cubinho de caldo de legumes. Deixe fervendo enquanto você prepara o resto. Depois é só peneirar e tirar todos os sólidos. Você só vai usar o caldo mesmo. Se você tiver um cachorro, faça a felicidade dando miúdos de peru!

Pegue uma forma grande o suficiente para caber seu peru, de preferência uma com uma grelha que o peru não encoste na forma. Senão ele muuuito provavelmente vai queimar por baixo, ressecando a carne e estragando seu molho! coloque algumas cebolas cortadas em fatias grossas, 3 xícaras do caldo dos miúdos e 2 xícaras de vinho branco. Bata 200g de manteiga sem sal com 1 xícara de vinho branco. Pegue um terço e esfregue no peru inteiro. Isso mesmo. Use suas mãos. Faça uma massagem. Deixe ele confortável. O pobrezinho será assado muito em breve, deixe que seus últimos momentos sejam agradáveis!

Agora cubra ele bem com papel alumínio e coloque no forno a 200 graus por 1h30.

Agora vamos pro stuffing! Pegue 10 fatias de pão de forma branco, corte em cubos e asse até dourar. Isso você pode fazer até alguns dias antes! Coloque numa frigideira 300g de cubos grandes de bacon. Quando estiver dourando jogue 200g de manteiga sem sal e uma cebola pequena cortada em cubinhos. Sim, bacon, manteiga… ou seja, felicidade! Quando tudo estiver dourado, jogue por cima do pão e misture. Misture 2 xícaras do caldo dos miúdos, garantindo que não fique mole demais! Coloque numa forma untada e coloque pedacinhos de manteiga por cima. Isso vai ficar no forno baixo por meia hora antes de servir!

Depois de 1h30 de forno, tire o papel alumínio e comece a pincelar a manteiga com vinho a cada 20 minutos. Provavelmente vai ser uma umas 2 horas, mas a beleza da tecnologia te deu um termômetro que pula do peru quando ele tá pronto, então VITÓRIA! Enquanto ele assa, fique de olho nos caldinhos embaixo dele! De tempos em tempos, acrescente mais caldo, pra garantir que nada queime por ali!

Quando pular o termômetro, tire o peru do forno, e cubra com papel alumínio. Ele vai ficar 30 minutos assim, para os suquinhos dele voltarem pra carne e ele ficar bem molhadinho! Enquanto isso, aproveite para assar seu stuffing!

Agora peneire o caldo que ficou na sua forma e coloque metade numa panela. Em fogo baixo, vá colocando aos pouco 100g de farinha, sem nunca parar de mexer! Quando tiver colocado toda a farinha, vá colocando o resto do caldo da forma, mexendo sempre! Quando já tiver colocado tudo, coloque mais algumas xícaras do caldo dos miúdos! Você quer que ele fique encorpado, mas não muito grosso! Veja no vídeo a consistência certa! 🙂

Agora é só cortar o peru e o mais difícil já passou 🙂

MASHED POTATOS (PURE DE BATATAS)

Captura de Tela 2014-12-11 às 11.59.33

Esse é simples e não tem mistério! Descasque suas batatas e corte em cubos do tamanho mais aproximado que conseguir! Coloque em uma panela com sal (não muito) e deixe cozinhar até estarem macias quando você espetar com o garfo! Então escorra a água e coloque as batatas ainda quentes numa tigela e bata com batedeira. Enquanto as batatas vão se desfazendo, vá colocando manteiga aos poucos, esperando derreter!

Eu fiz 3 kg (!) de batatas, então usei umas 300 a 400g de manteiga sem sal! Depois coloquei mais sal e pimenta do reino e duas colheres bem grandes de nata! Antes de servir é só aquecer e colocar pedaços de manteiga por cima. Porque não tinha manteiga suficiente, né?

SWEET POTATOS WITH MARSHMALLOW (BATATA DOCE COM MARSHMALLOW)

Captura de Tela 2014-12-11 às 11.58.58

Essa é a mais fácil de fazer, mas a mais difícil de achar. Tem que ser com a batata doce que usam no EUA, que é bem alaranjada dentro ou não vai ficar bom! Essa batata que eu usei se chama Batata Salmão! Aqui em Curitiba só tinha em uma loja no Mercado Municipal, mas se você é de chegar cedo, tem no CEASA!

Lave elas, coloque no forno médio baixo. Deixe até ficar beeem macio quando você fura com o garfo. Tire do forno e ainda quente descasque, ou tire com colher! Bata com batedeira até uniforme e coloque um pouco de nata. Essa batata é tão doce e saborosa que você não precisa fazer muita coisa! A nata é só pra deixar mais cremosa (e gordinha). Coloque numa forma, asse por 20 minutos. Tire e coloque mini marshmallow e volte pro forno até eles derreterem!

Nesse, se você gostar, pode por nozes pecan também!

TORTASCaptura de Tela 2014-12-11 às 12.02.13

A torta de maçã já tem Receita no Canal!

A torta de Abóbora vem receita ano que vem no Canal! Aguardem 🙂

1 comentário

Arquivado em aventuras culinárias, Canal do Confissões, dicas, doce vida

Uma resposta para “FriendsGiving e a quantidade absurda de comida!

  1. Luciana Betenson

    Má, eu amei, tudo 🙂

Deixe um comentário