The Cake – O Senhor Bolo

Quem lê meu blog faz algum tempo, sabe que eu sou uma apaixonada por Nutella. Já mostrei o paraíso na terra, também chamado de Nutelleria, e sempre incentivo colocar Nutella em todas as receitas! Mas que tal uma receita inspirada, guiada e banhada por essa maravilha do chocolate? Foi o que fiz essa semana, e o resultado… Ah! O resultado! Vamos simplesmente chamá-lo de The Cake, ou em versão aportuguesada, O Senhor Bolo!

Começamos, é claro, pelo bolo! Eu queria um que não fosse tão doce, pra acompanhar a Nutella, mas que fosse bem rico e denso. Fui à caça de uma receita, ou seja, comecei a entrar em blogs. Infelizmente nada era exatamente o que eu queria, então resolvi criar! Vamos lá!

Bolo de Chocolate

350g farinha de trigo peneirada

5 colheres de sopa de cacau em pó

3 colheres de chá de fermento

200g de açúcar de confeiteiro

100g de açúcar refinado

4 ovos

300ml óleo de canola

300ml de leite desnatado

Comece peneirando tudo que for seco. Farinha, açúcares… Se você estiver se perguntando por que dois tipos diferentes, não tenho uma explicação muito boa. Queria usar só o de confeiteiro, mas só tinha 200g… Então, quem não tem cão (tem preguiça de sair pra comprar), caça com gato (e usa o que tem em casa!). Junte também o fermento e o cacau em pó. Gente, sério. Eu disse cacau em pó. Nada de Nescau e seus parceiros por aqui, tá? Trust me. Em outro recipiente, junte o leite e o óleo.

Junte os secos com os ovos e bata bem. Depois, vá acrescentando aos poucos o leite e o óleo. Bata só até incorporar tudo. Divida a massa em duas formas de 23 cm. Formas untadas, tá? Eu usei minha linda Pam de manteiga!

Então, forno médio por 25-35 minutos, até ele estar bem firme. Vão sair dois lindos bolos assim:

Agora um exercício para sua paciência: antes do próximo passo, espere esfriar completamente. Sim, totalmente. Eu sei, eu sei… Ali está o bolo, lindo e cheiroso. Mas espere, ele ainda não está no ponto!  Enquanto isso vá fazer o crocante de nozes!

Nozes Crocantes

100g de nozes picadas

3 colheres de açúcar

1/4 colher de sopa de manteiga

Pra saber como fazer, passe nesse post em que eu já ensinei!

Depois disso, abra uma potinho de Nutella e mande 3/4 com as nozes.

À esta altura, o bolo já esfriou! Estão começamos acertando ele, ou seja, cortando a “barriga” fora, uma lipo imediata.

Eles já acertados, coloque o primeiro no prato, coloque a Nutella com o crocante em cima. Espalhe, mas não chegue muito perto das bordas, senão quando você colocar a parte de cima, ele vai “babar” para os lados.

Hum, assim ele já seria bom! Mas ainda não tem Nutella o suficiente pra mim! Então que tal um Ganache de Nutella?

Ganache de Nutella

500g de Nutella

250g de creme de leite (do tipo “gordo”, por favor)

Sim, parece bastante, e é mesmo. Mas eu avisei que teria muita Nutella. No dia em que eu fiz, Curitiba estava, pra variar, muito fria. Então, para facilitar a minha vida, tive que colocar as Nutellas num banho maria. Confesso que gosto de pensar que elas aproveitam isso, como se estivessem numa mini-jacuzzi.

Ela parece feliz, né? Nutella feliz = bolo bom, já dizia o velho ditado. O que? Ninguém nunca falou isso? Bom, começaremos agora!

Bata a Nutella e o creme de leite até bem incorporado. Nessa hora é importante usar o creme de leite gordo, porque se você usar aqueles de caixinha, que já tem tão pouca gordura que parecem leite, é capaz de não conseguir a consistência ideal. E olha que linda a consistência ideal é:

Yum! Chegou a hora de cobrir o bolo com essa delícia! Comece colocando um pouco mais da metade em cima. E agora você tem uma decisão para tomar. Você pode escolher cobrir esse bolo de maneira uniforme e retilínea, ou de maneira bagunçada e rústica. Acho que não preciso nem dizer qual eu escolhi, né? Mas se você gosta de coisas perfeitamente alinhadas, fique a vontade!

Comecei pelos lados, e por fim cobri o topo! As camadas foram bem generosas! Se você não quiser tanta cobertura pode fazer meia receita, creio que seria suficiente. É claro que você também pode fazer a receita inteira e comer o que sobrar de colherada. Ninguém vai ver, vai fundo!

E é isso, olha só que belezura!

Lindo, né? Mas deixando ele um pouco de lado, que tal a boleira? Então, eu que fiz! Sim, eu fiz! E você também pode fazer em casa! Fiz um post convidado lá no ArteAmiga, ensinado como se faz! Vai lá ver! E agora, vamos dar uma olhada por dentro desse paraíso dos chocólatras!

Oh, boy! O bolo fica úmido e rico, enquanto o resto, bom, vocês lembram que tem Nutella!? Fica demais! É realmente um Senhor Bolo! Eu recomendo muito para todos os amantes dessa maravilha!

22 Comentários

Arquivado em aventuras culinárias, Curitiba, doce vida, passo a passo, receita

22 Respostas para “The Cake – O Senhor Bolo

  1. Pingback: Um DIY de uma Boleira com uma Doceira « Arte Amiga

  2. Jéssica

    sinto que alguém em Roma desejou estar em Curitiba…

  3. Olá, Marina.
    Cheguei até aqui através da Jô e, mais do que o bolo (não me incluo nos chocólatras de casa…), fiquei interessada no prato do bolo.
    Valeu a dica da loja e grata pela ideia.
    Muito prazer!

  4. Chris Mayr Correa

    Alguem em Lima queria estar em Curitiba tambem ….. boca cheia d`água !!!

  5. Bruno Mayr

    Vou dizer hein, tive a oportunidade de comer esse absurdo de bolo.

    Se tivesse um bolo inteiro pra comer, ia fácil! Parabéns brrrrrima! ficou show mesmo!

  6. Ana Teresa Lara

    Olá Marina! Cheguei em seu blog através da Jô e adorei as receitas e sua maneira de escrever! Quantos talentos você tem! Parabéns!

  7. Bibi

    Alguem em Vancouver desejou estar em Curitiba.

    Mas agradeco muito o fato de vc dar mais ideias para dar um fim em potes de nutella. Sempre tem um comigo, mas geralmente vai a la colherada mesmo.

    Eu aqui comendo banan muffin vencido do tim hortons no trabalho e vc me vem com uma dessas. humpf!

    Ultima coisa: acho que para as pessoas que moram longe, que vc gosta muito – eu no primeiro lugar, logico – vc deveria mandar uma amostra gratis assim, soh uma carinha pra faze um gostinho. O que vc acha? hein hein?

    Beeeijos, saudades

  8. Má, já imprimi aqui a receita para fazer o bolo haha, mas tenho uma dúvida, posso fazer o recheio só de nutella sem nozes? Aiii não gosto de nozes, acho que estraga qualquer bolo de chocolate!

    Me avisa… beijinhos.

  9. vivi

    alguem em curitiba tambem ficou com inveja…. se sobrou um pedacinho, avise
    deu muuuita agua na boca ta ótimo o da boleira bj

  10. Elias

    D+ Marina!!
    Meu negócio é churrasco, mas certo que alguém vai ter que fazer este bolo pra mim!
    Bjo

  11. tomas turbando

    é d+ as nutella amo td isto
    e sou chocolatra de paixão…..

  12. Hummm muito bom!!!
    Mas não exagera não tá?
    Para saber como manter o corpo em dia tendo dicas fresquinhas de nutrição:
    http://nutrikatia.blogspot.com

  13. Sol

    Boa dica pro domingo! Que delícia!

  14. César D. Hill

    Estava eu, um estudante de gastronomia a procura de um bom site de doces, até pq é minha paixão. E eis que encontro este aqui!
    Resultado: AMOR A PRIMEIRA VISTA!
    Seu jeito de escrever é maravilhoso, as fotos são ótimas, e as receitas! PELO AMOR DE DEUS! Uma melhor que a outra!
    Ou seja? ESTOU VICIADO JÁ!
    Mantenha esse blog por muitos anos! É um maravilhoso trabalho!
    Grande beijos de São Paulo!

  15. larissa coelho

    vou sonhar com esse bolo a noite…

  16. Caroline

    nossa! só de ver as fotos deu bastante vontade de fazer!
    sem dúvida vou fazer assim que der =)

  17. Ma, amei o senhor bolo! E as Nutellas na Jacuzzi que máximo rsrs… já guardei pra fazer numa ocasião especial. Beijocas!

  18. Pingback: Cinema com Açúcar – Meia Noite em Paris + Bolo fácil | Confissões de uma Doceira Amadora

  19. beela

    minha nossa, obrigada por me deixar aqui babando ):

  20. Gente, quero fazer esse bolo agora!
    Marina, seu blog é uma delícia. Não há palavra melhor para descrevê-lo. As receitas parecem uma delícia, você escreve de um jeito delicioso e agora quero ser sua amiga. Haha

    Que descoberta ótima pra uma tarde cinzenta!

  21. Giorgia

    Meu Deus!!!! Isso é sacanagemmmmm!!!
    Alguém em St. Louis queria muitooooo estar aí… Iria na cara de pau tocar a campanhia pra um pedaço se bolo ! UAU! Amei!!!
    Bjoss

Deixe um comentário