Breakfast for Lunch

não se iludam, não sou eu.

Os americanos levam muito a sério o fato do café da manhã ser a refeição mais importante do dia. Não é como aqui no Brasil que a primeira refeição do dia é um pãozinho e um “pingado”. Lá são ovos, bacon, carne(!), linguiça, panquecas, waffles, cereais, batatas fritas… E se bobear tudo isso de uma vez! E eles gostam tanto destas comida que, de vez em quando, se permitem comer elas de novo em outras refeições. Eu lembro quando eu estava no intercâmbio, a maior alegria culinária da família era comer panquecas no jantar!

Aproveitando, ou melhor, sobrevivendo ao fato de minha mãe estar aproveitando as maravilhas da Itália (veja tudo sobre a viagem dela aqui) e eu ter que fazer minhas próprias refeições, pensei em por que não experimentar fazer panquecas! Hoje em dia, em qualquer supermercado que tenha uma sessão de importados, você encontra o pancake mix, que é um pó que você adiciona só leite e ovos e vira massa de panqueca, mas eu prefiro fazer desde o começo!

Panquecas:

  • 3/4 xícara farinha de trigo (valeu amiga baiana!)
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida

Essa receita dá 4 panquecas de tamanho normal. Para ilustrar o post, fiz várias bem pequenininhas!

Começamos peneirando a farinha. Eu sei, peneirando. Eu admito ser aquela que sempre ignora essa parte nas receitas, mas nesta é melhor peneirar, acredite. Aproveite e já jogue junto o sal, fermento e açúcar.

peneire, please

Agora, faça um “poço” no meio da farinha e coloque ali o ovo, o leite e a manteiga derretida.

poço

Depois disso é só bater e pronto! Sério, com essa quantidade de trabalho realmente não tem porque comprar uma caixa de mix caro e industrializado, né? Agora é pegar uma frigideira bem reta, nada daquelas barrigudas. Esquentar ela um pouco e untar. Eu faço isso usando a linda da Pam, minha amada. Com uma concha, despeje a massa na frigideira. Não precisa se preocupar que ela fica redondinha sozinha.

panquequinha

Agora, o segredo é não se empolgar e aumentar o fogo. Vá com calma, veja as lindas bolhinhas subirem e garanta uma panqueca bem levinha. Uma dica é fazer cada lado apenas uma vez, e não ficar virando muitas vezes. Espere estar pronto de um lado para virar e fazer o outro. Assim a parte de virar também fica bem menos desastrosa!

virada

Eu sou fã de panquecas mais branquinhas. Mas quando for você que estiver segurando a espátula, você vai ser dono do seu próprio destino! Ou pelo menos da cor das suas panquecas!

Agora sobre coberturas! Achei no Casa Fiesta, aqui em Curitiba, o que não se pode bem chamar de Maple Syrup, e sim de Pancake Syrup. Ele tem uma base de Maple, mas é bem mais diluído, e também mais barato! Enquanto um vidrinho da calda de verdade está quase R$50,00, esta é menos de R$10,00 e é gigante! E sem falar que nos EUA é esse diluído mesmo que eles comem no café da manhã!

stack of pancakes

Ahh, o poder da fotografia. Olhando assim ninguém diz o quanto bite size essas panquecas são.

Bom, a partir daqui, vai da sua imaginação o que fazer com elas. Que tal, por exemplo, um pouco de geleia? Minha avó faz a melhor geleia de amora do mundo, com as amoras que meu avô planta e colhe! Melhor que isso, impossível!

geleia de amora

Que tal pedaços de chocolate?

chocolate chips

Dá só uma olhada naquele chocolate derretendo… Na minha opinião a melhor combinação. Eu queria testar com banana na massa, mas como já disse minha mãe está viajando e quem é que lembra de comprar banana quando vai no supermercado?! Eu que não. Você pode usar morangos, chantilly, Nutella, o que quiser! Agora ela é sua para testar!

Ah, e se você tiver crianças em casa ou for só fã da Disney como eu, que tal uma panqueca do Mickey?

mickey mouse

Fácil e sucesso garantido!

15 Comentários

Arquivado em aventuras culinárias, passo a passo, receita

15 Respostas para “Breakfast for Lunch

  1. Hummmm! Que delícia… vou preparar um super brunch no feriadão, com certeza irei fazer sua receita de panquecas. Thanks! Adorei… que fome! Beijos.

  2. Katia

    Amei, amei a receita. neste feriado além do teu brownie farei as tuas panquecas. Bjs.

  3. Mai.

    Guriaaa, vi seu blog através do seu comment no blog da Ivi! Q delíciaaa de blog! Ameiii! Eu tenho uma receitinha bem fácil e delícia de banana pancakes.. se vc quiser te passo!!
    Beijoo!

  4. Pingback: 1 ano | Confissões de uma Doceira Amadora

  5. Anya

    Até eu consegui fazer… muito fácil mesmo!

  6. Derek

    nada supera a tradicional cobertura de maple…

    vou tentar

  7. Passinho

    Bem interessante…
    valeu eu sempre quis fazer panquecas americanas…
    você iluminou meu futuro café da manha de domingo..
    hehe

    valeu.

  8. Kate

    Marina,

    Vc é a irmã do namorado da Jéssica neh! Ela sempre me fala dos seus cupcakes, to passando para te dar os parabéns pq vc está linkada no OCIOSO um dos sites mais famosos do Brasil que divulga links bons!

    Beijo

  9. Leo

    Engraçado que nos EUA, é só adicionar leite na mistura que já vem pronto né. Gostei muito da receita, vai ser meu café da manhã do final de semana (dos campeões). Você coloca óleo na panela ou nem precisa?
    @leomarconi

  10. essa receita alegrou o sabado aqui em casa, obrigado.

  11. Vânia

    Guria!!! que receita divina….adoramos. Parabéns!

  12. Esses americanos sabem o que fazem…
    Fiz algumas receitas americanas no meu blog (http://www.eujacomi.com.br/categoria/comida-americana/) mas ainda não tentei essas panquecas.

  13. Pingback: manteiga de morango | Confissões de uma Doceira Amadora

Deixe um comentário