Blueberry Crumb Cake

Semana passada falei sobre a minha tia, a Chris, também conhecida por mim como Tiatici. E agora tá na hora de falar sobre outra, a Mari. Ela não é tia de sangue, casou com meu tio e pronto! Ganhei uma tia! Mas isso foi antes de eu nascer, então diria que tia minha sempre foi, e madrinha também. Só não digo que quase o mesmo tempo porque meus pais esperaram um tempo incomum pra me batizar. Sério. Eu tinha idade suficiente para estar olhando com grande desaprovação para o tal do padre.

A tangente foi longe e longa, mas acontece. Comentei com a Mari que não conseguia encontrar blueberry em lugar nenhum de Curitiba. Nesse momento, vários leitores estão pensando: mas tem na loja “X”, no supermercado “Y”! E minha resposta é: Tem pra você! Pra mim, não. Eu escuto uma dessas dicas, saio correndo e batata! Acabou, nunca teve, “o que é blueberry?” e coisas do tipo. Mas minha tia solucionou meu problema e comprou essas duas lindas caixinhas pra mim! E eu aproveitei pra por em prática uma receitinha da Pioneer Woman, que eu estava querendo faz tempo demais!

Blueberry Crumb Cake

70g de manteiga

3/4 xícara de açúcar

1 ovo

1 colher de chá de extrato de baunilha

2 xícaras de farinha de trigo

3 colheres de chá de fermento

3/4 xícara de leite

2 xícaras de blueberrys

Vamos começar, então, juntando o açúcar, o ovo, a manteiga e bata bem. Isso se você tiver paciência. Eu estava em um dia um pouco rebelde e já juntei quase tudo junto. Farinha, açúcar, fermento, manteiga, leite, ovo… Todo mundo feliz e misturado, sendo batido junto! Ah, os pequenos momentos de rebeldia…

Claro que toda rebelião tem seu preço, e minha manteiga não foi perfeitamente incorporada. Eu sei, que feio. Não que isso tenha tido qualquer tipo de efeito no produto final, mas é sempre bom comentar. Vai que você resolve fazer essa receita, decide seguir meus passos sombrios e entra em pânico porque a manteiga não está incorporada? Eu não conseguiria viver com essa culpa.

Moving on… Depois disso a massa está pronta! É só misturar delicadamente as blueberries, até que elas sejam incorporadas pela massa. Vamos parar um minuto e nos deleitar com a beleza dessas frutinhas azuis que quando estouram soltam esse lindo tom de roxo? Vamos.               Ah, as pequenas coisa lindas da vida!

Massa pronta, passamos para o crumb, mais popularmente conhecido como farofa!

75g de manteiga

1/2 xícara de açúcar

1/2 xícara de farinha de trigo

1/2 colher de chá de canela

pt de sal

Misture tudo, quebrando a manteiga com um garfo até que fique farofenta. (Essa palavra não existe, mas passa a mensagem, portanto é válida.)

Feito isso, é só untar uma forma. Eu tive q brilhante oportunidade de usar a Pam de manteiga! Tem alguma coisa nessa ideia de manteiga derretida em spray que me faz feliz!

Com a forma já untada é só por a massa e por cima a farofinha.

E então forno! Por uns 30 min, ou até ficar dourado! E como fica dourado! E cheiroso! E roxinho! E lindo! Acho que estou amando…E como fica lindo por dentro também, todo tingido pelas blueberrys!

Ah, minhas tias são demais!

12 Comentários

Arquivado em aventuras culinárias, dicas, doce vida, passo a passo, receita

12 Respostas para “Blueberry Crumb Cake

  1. Jéssica

    queria tanto um peda desse…

  2. Liana

    Eu comi e ficou muito bom! Marina, minha mãe sabe onde tem blueberry, mas ela procura pelo nome “mirtilo”, talvez seja mais fácil assim hehe.

  3. Pingback: Pratos lindos – Um passeio « Arte Amiga

  4. Marcia D'Avila

    Marina, adorei te conhecer e adorei teu blog.
    Que vontade comer o bolo de chocolate e o blueberry crumber cake.
    Você é muito criativa e inventiva.
    Parabéns.
    Marcia

  5. Tânia Mara

    Olá Marina ! Fico mto feliz em saber que posso contar com suas receitas para aprimorar os kitutes servidos à minha família e amigos ! Obrigada.

  6. Caramba! Que coisa mais linda! Fiquei morrendo de vontade de fazer, e principalmente de comer! A propósito, me amarrei no seu blog, estou lendo e favoritando várias receitas, que com certeza serão executadas aqui em casa! Adoro comer, cozinhar e reunir os amigos, nada melhor!

    Parabéns!

  7. Andreia

    Oiii, já fiz esta receita 3 x, 2 com amoras e 1 com banana. Muito boa!!!!

  8. Pingback: Banana + Goiabada Crumb Cake | Confissões de uma Doceira Amadora

Deixe um comentário